2AB Editora lança “Design Mundo Cão” e “Logotipo x Logomarca”


Qual foi a proposta mais indecente que você já recebeu? Qual foi a maior “roubada” em que você já se viu como designer? Estas duas perguntas deram origem ao “Design Mundo Cão”, terceiro livro da coleçãoManual do Freela, que será lançado em Belo Horizonte, dia 16 de julho, às 18h, no stand da Riobooks, durante o NDesign.

O livro é um sonho antigo do designer André Beltrão. E, o mais interessante, é que a vontade de escrever este livro surgiu na época em que ele ministrava o workshop que deu origem ao 1º livro da coleção: “Quanto Custa o Meu Design?”.

”No curso, a maioria do público era de freelancers e debatíamos as situações inusitadas que passávamos. Muitas vezes as histórias geravam espanto, mas também dávamos boas risadas. Percebi que existia ali um material muito rico e que poderia render um livro. Como não gravei os depoimentos na época, resolvi iniciar o projeto com as situações vividas por mim”, conta André.


Mas André achava que precisava de mais histórias e lançou a ideia na internet em 2011. As colaborações foram poucas e tímidas. Então, no início de 2012 a 2AB Editora lançou um concurso cultural, de onde veio grande parte do material apresentado no livro.Vítor Barreto, editor da 2AB, explica que para preservar a identidade de autores, designers, empresas e clientes, as histórias foram reescritas, disfarçadas e mescladas. “Todos os casos contidos no livro são verídicos, no entanto, os personagens, empresas e lugares são fictícios”.

“Design Mundo Cão” tem o objetivo de compartilhar experiências – do primeiro dia de aula até os problemas dos profissionais calejados. O livro pode ser visto como um guia de ajuda na vida profissional, que mostra onde o freelancer deve prestar atenção para não entrar em uma fria.

“Outro objetivo é divertir, já que em nossas rodas de chope temos sempre algo assim para contar: uma proposta indecente, uma furada, um absurdo qualquer. Design Mundo Cão é um livro que ri de si mesmo. Fazer o quê?”, complementa o autor.

Título: “Design Mundo Cão”
Editora: 2AB Editora (WWW.2ab.com.br)
Valor: 29,90
Páginas: 104
Lançamento: Dia 16 de julho, 18h, no NDesign, em Belo Horizonte.  Junto com o lançamento, André irá ministrar o workshop “Quanto Custa Meu Design” e dará autógrafos.
- PRÉ-VENDA A PARTIR DE 5 DE JULHO, APENAS PELO SITE DA 2AB EDITORA: WWW.2ab.com.br

COLEÇÃO MANUAL DO FREELA:
1º – “Quanto Custa o Meu Design”, de André Beltrão;
2º – “Vende-se Design”, de Bruno Porto;
3º – “Design Mundo Cão”, de André Beltrão;

DESIGNERS, PREPAREM-SE PARA A LUTA DO SÉCULO.
EM JULHO, “LOGOTIPO X LOGOMARCA”, PELA 2AB EDITORA.

A maior discussão da História do Design Brasileiro há muito já virara um bate-boca e agora chega às vias de fato, no novo livro da 2AB Editora, que será lançado no NDesign – maior evento para estudantes de design do país.
Das distantes origens que mesclam influências da corte portuguesa, manifestações artísticas populares e escolas alemãs até o cenário cada vez mais globalizado das últimas duas décadas, poucas coisas no universo do design gráfico nacional são tão originais como a discussão Logotipo versus Logomarca: qual dos dois termos é o correto?



Não há estudante, profissional ou professor de design brasileiro que não tenha se deparado com esta questão em salas de aula, encontros de design ou pelas seções de cartas e comentários de publicações impressas e digitais.

Durante o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, mais uma vez a discussão voltou à tona entre os designers de todo o país. Foi aí que o editor da 2AB, Vítor Barreto, viu a necessidade de “botar ordem” nesta questão. “Como cada veículo de comunicação utiliza um termo diferente, ou mesmo os dois, simultaneamente, a reação das pessoas é discutir e debater, muitas vezes agressivamente e sem critério algum, repetindo o que escutaram. Então tive a ideia de fazer um livro para que todos possam entender e até mesmo ter base para defender um termo ou outro”, esclarece.

Organizado pelo designer Bruno Porto (autor de ‘Vende-se Design’ e ‘Memórias Tipográficas’, publicados pela 2AB Editora), o livro “Logotipo versus Logomarca: A Luta do Século” reúne escritos inéditos e já publicados de cinco especialistas em design, branding, publicidade e comunicação sobre o tema. E o objetivo não é esgotar a discussão, mas fornecer elementos para que esta seja embasada, ampliada, questionada e até mesmo resolvida.

Além de Bruno Porto, os designers André Stolarski e Guilherme Sebastiany, o publicitário Newton Cesar e o jornalista e gestor de comunicação Luis Marcelo Mendes analisam e comentam, em cinco “rounds”, os mais diversos argumentos sobre esta interminável briga. O bem humorado projeto gráfico do livro remete aos tradicionais embates de pugilismo, com ilustrações do também designer Renato Faccini.

O livro é dirigido principalmente a estudantes e professores de design, embora deva ser lido também por profissionais atuantes nas áreas de identidade visual, branding, direção de arte e comunicação, inclusive jornalistas e assessores de imprensa.

Os “Logopugilistas”:

André Stolarski – Considerado uma das mentes mais brilhantes no cenário do design brasileiro contemporâneo, é autor e tradutor de inúmeros textos e curador de exposições seminais sobre design. Atualmente é Coordenador de Comunicação da Fundação Bienal de São Paulo e integra o Conselho Consultivo da ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, pela qual atuou nas comissões curatoriais da 8ª e da 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, entre outras atividades. Em “Logotipo versus Logomarca”, assina o artigo inédito “Logomarca é fogo”, que fecha o livro. Mais informações emhttp://www.tecnopop.com.br

Bruno Porto – Organizador do livro e responsável pelo seu projeto gráfico, o designer é autor de outros títulos para as editoras 2AB, J.J. Carol e Taschen. Tem sido um dos nomes mais ativos na promoção da profissão no Brasil neste século, seja por sua atuação nas diretorias e conselhos das associações da qual é membro – ADG Brasil, Sociedade dos Ilustradores do Brasil, Adegraf e o Comitê Tipos Latinos – ou organizando e curando mostras e eventos de design em todo o país e no exterior. Seu texto “Nomenclatura: Para que simplificar se podemos confundir?” foi originalmente publicado na Revista ADG em 2003 e ampliado para o livro.
Mais informações em http://brunoporto.com

Guilherme Sebastiany – Uma das principais referências no mercado brasileiro de branding, desenvolvimento de sistemas de identidade visual e estratégia de construção de marcas, leciona nos cursos de graduação e pós-graduação de algumas das principais instituições de ensino de Design e Moda em São Paulo. Seu texto “Logomarca? Por que sim e por que não” foi originalmente publicado no conceituado site Webinsider em 2009 e revisado especialmente para o livro.
Mais informações em http://www.sebastiany.com.br/

Luis Marcelo Mendes – Atuando de forma inovadora junto a empresas públicas e privadas em projetos de comunicação e branding, mídias digitais e ações promocionais, é autor da dupla de livros “O Fator VDM: um guia antidesastres em projetos criativos”, com versões para profissionais criativos e clientes, e organizador do eBook “Reprograme: Communication, Branding and Culture in a new era of museums”. Sua reflexão “Deixa isso pra lá” foi escrita especialmente para “Logotipo versus Logomarca”.
Mais informações em http://www.luismarcelomendes.com.br

Newton Cesar – Trabalhando desde 1987 como diretor de arte e de criação, é autor de mais de 15 livros, muitos dos quais se tornaram referência nos cursos e agências de publicidade de todo o país, como “Mídia impressa: Como fazer um anúncio de jornal e revista” e “Mídia eletrônica: A criação de comerciais para TV, rádio e internet” (ambos publicados pela 2AB Editora). O texto “A criação do logotipo” é retirado justamente de um de seus livros, o bestseller “Direção de Arte em Propaganda”, publicado pela Editora Senac – DF em 2006.

Renato Faccini – Designer e ilustrador carioca radicado em Curitiba, de onde atende grandes editoras e agências brasileiras de publicidade e design, além de empresas de games, brinquedos e quadrinhos na China, Estados Unidos e Europa. Mais informações em www.estabelecimento.com.br

Título: “Logotipo versus Logomarca: A Luta do Século”
Editora: 2AB Editora (WWW.2ab.com.br)
Páginas: 64 páginas (ilustrado)
Formato: 11 cm x15 cm
Preço: R$ 14,00
Lançamento Oficialdia 18 de julho, às 18h, no stand da RioBooks, no NDesign, em Belo Horizonte.

- Bruno Porto dará palestra às 14h e 18h, no dia 18 de julho, no stand da RioBooks e dará autógrafos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário